Capa / Programação

Programação

DIA 22/08/2018

TARDE/NOITE

15h às 19h – CREDENCIAMENTO – Auditório da UEAP

17h às 19H – VIVÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS DO AMAPÁ

19h00 às 19h30 – SOLENIDADE DE ABERTURA – Auditório da UEAP

19h30 às 20h30 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA: PAULO FREIRE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO TEMPO PRESENTE

Prof. Dr. Afonso Celso Caldeira Scocuglia (UFPB)

Mediador: Prof. Dr. Sidney da Silva Lobato (UNIFAP)

DIA 23/08/2018

MANHÃ

8h às 10h – Comunicações Orais

10h às 12h MESA 1: PAULO FREIRE INTELECTUAL DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Prof. Dr. Sidney da Silva Lobato (UNIFAP)

Prof. Me. Alder de Sousa Dias (UNIFAP-Mazagão)

Mediador: Prof. Dr. João Colares da Mota Neto (UEPA)

 TARDE

14h às 16h – Comunicações Orais

16h às 18h – MESA 2: O LEGADO DE PAULO FREIRE PARA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA

Prof. Dr. João Colares da Mota Neto (UEPA)

Prof. Dra. Tânia Regina Lobato dos Santos (UEPA)

Prof. Me. Rafael Grigório Barbosa (IFPA-Campus Bragança)

Mediadora: Profa. Dra. Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães (UFPA-Campus Breves)

NOITE

18h às 20h00 LANÇAMENTO DE LIVROS 

DIA 24/08/2018

 MANHÃ

8h às 10h – Comunicações Orais

10h às 12h MESA 3: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FREIREANA NA AMAZÔNIA

Profa. Dra. Cecília Maria Chaves Brito Bastos (UNIFAP)

Prof. Dra. Rita de Cássia Fraga Machado (UEA)

Mediador: Prof. Me. Alder de Sousa Dias (UNIFAP-Mazagão)

TARDE

14h às 16h – Comunicações Orais

16h às 17h30 – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: INTERCULTURALIDADE NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Profa. Dra. Ivanilde Apoluceno Oliveira (UEPA)

Mediador: Prof. Me. Vitor Sousa Cunha Nery (UEAP)

17h30 às 18h30– SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO

 

COMUNICAÇÕES ORAIS

DIA 23/08/2018 – MANHÃ – AUDITÓRIO DA UEAP – 8H ÀS 10H
Coordenação: Profa. Dra. Rita de Cássia Fraga Machado (UEA)
N. Titulo Autores Eixos Temáticos
01 TRAVESTIS E TRANSEXUAIS EM TEMPOS DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR Rômulo Cambraia Ribeiro Etnia, Gênero e infância
Alexandre Adalberto Pereira
02 TEORIAS FEMINISTAS E PESQUISA NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS. Aline Pacheco De Lima Etnia, Gênero e infância
Gláucia Paola Morais Da Costa
Silvia Carla Marques
03 GÊNERO E DECOLONIALIDADE NOS SABERES DE PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS Miquelly Pastana Tito Sanches Etnia, Gênero e infância
Alexandre Adalberto Pereira
04 GÊNERO/SEXUALIDADE NO PENSAMENTO DECOLONIAL E SUA RELAÇÃO

COM A EDUCAÇÃO

Kevin Duarte Nunes Etnia, Gênero e infância
Miquelly Pastana Tito Sanches
 

05

GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS FLEXÍVEIS PELO VIÉS DECOLONIAL NA ARTE EDUCAÇÃO. Antonio Mateus Pontes Costa Etnia, Gênero e infância
Kevin Duarte Nunes
06 DECOLONIALIDADE, MODA E IDENTIDADE LGBT: O VESTIR COMO ATO DE RESISTÊNCIA NOS ESPAÇOS ESCOLARES. José Elio Cardoso dos Santos Etnia, Gênero e infância
Andressa Costa dos Santos
07 PNEDH/2006: RECOMENDAÇÕES E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EM TORNO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR” Jemina de Araújo Moraes Andrade Etnia, Gênero e infância
Miquelly Pastana Tito Sanches
Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões
08 DO NÃO FORMAL AO FORMAL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS Aline Pacheco Souza Formação de Professores, Profissão Docente e Cultura Material
DIA 23/08/2018 – TARDE – AUDITÓRIO DA UEAP – 14H ÀS 16H
Coordenação: Profa. Dra. Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães (UFPA)
09 ASSISTÊNCIA E PROTEÇÃO À INFÂNCIA NA CASA DIVINA PROVIDÊNCIA EM ALTAMIRA – PA (1972- 1979) Léia Gonçalves de Freitas Etnia, Gênero e infância
Laura Maria Silva Araújo Alves
Damiana Valente Guimarães Gutierres
10 CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA NO ESTADO DO PARÁ Letícia Costa de Carvalho Etnia, Gênero e infância
Sara Soares de Araújo
Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães
11 ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA: o Departamento Estadual da Criança nos discursos dos médicos do Pará (1930 a 1950) Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães Etnia, Gênero e infância
12 A POLÍTICA DE SAÚDE PARA INFÂNCIA NO ESTADO DO PARÁ: breves considerações históricas Silvana Ramos Lacerda Etnia, Gênero e infância
Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães
13 AS REFORMAS DO EDIFÍCIO E SUAS INTERFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DA ESCOLA NORMAL NO PARÁ Damiana Valente Guimarães Gutierres Formação de Professores, Profissão Docente e Cultura Material
Léia Gonçalves de Freitas
14 CULTURA E IDENTIDADE: GRAFISMOS E SIMBOLOGIAS DOS POVOS INDÍGENAS DO OIAPOQUE Aline Bastos Oliveira Formação de Professores, Profissão Docente e Cultura Material
Cristiane do Socorro dos Santos Nery
15 HISTÓRIA DO ENSINO DE MÚSICA NO TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ Ana Letícia Maleamá Sfair De Andrade  

Estado e Políticas Educacionais na Amazônia

Vitor Sousa Cunha Nery
16 INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: REPRESENTAÇÕES EM MEMÓRIAS LITERÁRIAS Maria do Socorro Pereira Lima Etnia, Gênero e infância
17 O DILEMA DA INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA Iza Andrielle Batista Duarte Madeira Formação de Professores, Profissão Docente e Cultura Material
Mônica Maria de Freitas Gonçalves
Benedita Luvinda da Silva Almeida
DIA 24/08/2018 – MANHÃ – AUDITÓRIO DA UEAP – 08H ÀS 10H
Coordenação: Profa. Ma. Eliane Barreto Sabino (UFPA)
18 EDUCAÇÃO POPULAR NA AMAZÔNIA: OS PROGRAMAS RADIOFÔNICOS DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM TEFÉ NA DÉCADA DE 1960 Leni Rodrigues Coelho O legado histórico de Paulo Freire para a Educação na Amazônia
19 A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO  FREIRIANA PARA O ENFRENTAMENTO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS PROVOCADOS PELA HIDRELETRICAS EM TERRAS INDIGENAS. Adriana Francisca de Medeiros O legado histórico de Paulo Freire para a educação na Amazônia
20 PROJETOS PEDAGÓGICOS PARA A EMANCIPAÇÃO À LUZ DE PAULO FREIRE Marcelo Conceição da Rocha Campos O legado histórico de Paulo Freire para a educação na Amazônia
21 EDUCACAO DO CAMPO꞉ PRINCÍPIOS TEÓRICOS/METODOLÓGICOS NOS PROCESSOS FORMATIVOS Graciane Ferreira da Silva de Andrade Paulo Freire e Educação do Campo, das Águas e da Floresta
Lucinete Gadelha da Costa
22 RESERVA DA BIOSFERA DA AMAZÔNIA CENTRAL E UTOPIA FREIRIANA: DA COMUNHÃO DE SABERES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL Luciano Régis Cardoso Paulo Freire e Educação do Campo, das Águas e da Floresta
23 SABERES E PRÁTICAS DECOLONIAIS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Adelson da Cruz Paulo Freire e Educação do Campo, das Águas e da Floresta
Maria Auxiliadora de Oliveira Pessoa
Sebastião Rodrigues Junior
24 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS À LUZ DO PENSAMENTO FREIREANO Júlia Cleide Teixeira de Miranda Paulo Freire e Educação do Campo, das Águas e da Floresta
25 FAZER FARINHA É TAREFA DE GENTE TEIMOSA: INTERFACES ENTRE O TRABALHO E A EDUCAÇÃO POPULAR COM POVOS DA FLORESTA NA AMAZÔNIA PARAENSE Isabell Theresa Tavares Neri Paulo Freire e educação do campo, das águas e da floresta
DIA 24/08/2018 – TARDE – AUDITÓRIO DA UEAP – 14H ÀS 16H
Coordenação: Profa. Esp. Pedro Correia de Souza (UEAP))
26 A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO POPULAR PAULO FREIRE-NEP: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO COM IDOSOS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES Milene Vasconcelos Leal Paulo Freire e Movimentos Sociais
Ana Karla da Costa Gonçalves
27 TRAJETÓRIA EDUCATIVA ESCOLAR: MEMÓRIAS DE IDOSOS Milene Vasconcelos Leal Paulo Freire e Movimentos Sociais
28 GRAFITE E EDUCAÇÃO: INTERFACES POTENTES PARA ENSINAR E APRENDER COM A CIDADE Luiz Matheus Rocha Inajosa Paulo Freire e Movimentos sociais
29 A ETNO-HISTÓRIA INDÍGENA E O ENSINO DE HISTÓRIA: CONSIDERAÇÕES NO CONTEXTO AMAPAENSE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA Maritelma de Souza Ferreira Estado e Políticas Educacionais na Amazônia
30 PRÁTICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA ANÁLISE FREIREANA Nildilene de Oliveira Nascimento Paulo Freire e Escola Pública
Alder de Sousa Dias
31 A CONTEMPORANEIDADE DO PENSAMENTO DE ANTÔNIO GRAMSCI PARA SE COMPREENDER AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL ATUAL Albert Alan de Sousa Cordeiro Intelectuais, Disciplinas Escolares, Linguagem e Fontes
Sônia Maria da Silva Araújo
32 A LUTA DA ABECS PELA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA Thiago Ingrassia Pereira Intelectuais, Disciplinas Escolares, Linguagem e Fontes
33 RODAS DE DIÁLOGO COM PROFESSORES/AS E GESTORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: a experiência nos Pré-Fóruns do XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire no RS Ana Lúcia Souza de Freitas Paulo Freire e a escola pública

 

Mari Margarete dos Santos Forster
Jorge Antônio de Oliveira Satt
34 O BELO DA ÁFRICA: O ENSINO DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS SOB ARCABOUÇO TEÓRICO DE PAULO FREIRE E O TEMA GERADOR IDENTIDADE ÉTNICO- RACIAL Hanna Tamires Gomes Corrêa Leão Teixeira  

 

Paulo Freire e Escola Pública

Fabíola Barroso Cabral
Ivanilde Apoluceno de Oliveira