Capa / Eixos Temáticos

Eixos Temáticos

II Encontro Amapaense de História da Educação

Eixo 1: Estado e políticas educacionais na Amazônia (do século XVII ao XXI)

As sociedades amazônicas, do período colonial ao pós-colonial, foram atingidas por vários projetos estatais que, de modo geral, estiveram comprometidos com os anseios dos grupos dominantes. Tais grupos, via de regra, tentaram integrar a Amazônia às redes de produção, circulação e consumo da economia de mercado. No bojo das políticas draconianas formuladas para esta região, a educação fora percebida como meio fundamental de transformação social. Partindo destes pressupostos, os trabalhos reunidos em torno deste eixo irão proporcionar um aprofundamento de nossa compreensão a respeito das políticas educacionais realizadas no espaço amazônico, focalizando seus agentes, objetivos, estratégias e percalços por meio de diversas fontes, como relatórios de governo, correspondências oficiais, artigos de jornal, entrevistas, dentre outros.

Eixo 2: Intelectuais, Disciplinas Escolares, Linguagem e Fontes

Debruça-se sobre a trajetória e a produção dos intelectuais que atuaram no campo da educação. História das disciplinas escolares, construção e implantação de currículos nas instituições de ensino. Investigações teóricas, metodológicas e/ou práticas sobre Linguagem, leitura e escrita ao longo da história da educação. Analises de fontes primárias e secundárias importantes para História da Educação.

Eixo 3: Formação de Professores, Profissão Docente e Cultura Material

Abrange pesquisas que se direcionam ao estudo da formação de professores e história da profissão docente, considerando as instituições; as práticas e os conhecimentos profissionais e a cultura material escolar. História de vida e memórias da formação e profissão docente; suas relações com a política, os sujeitos escolares e a sociedade. Patrimônio educativo material e imaterial e sua importância para História da Educação.

Eixo 4: Etnia, Gênero e infância

Investigação de processos educativos envolvendo grupos étnicos/ raciais, de gênero e história da infância na Amazônia nos séculos XIX e XX. Elementos políticos e pedagógicos vinculados à produção das desigualdades entre grupos sociais. Experiências de resistência e produção da identidade de grupos étnicos/raciais e de gênero. Pesquisas sobre assistencialismo para a infância; educação para a infância;  infância e políticas públicas; infância e marginalização; infância e trabalho entre outras.

II Encontro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia

III Fórum de Leituras de Paulo Freire na Região Norte

Eixo 1: Paulo Freire e Educação do Campo, das Águas e da Floresta

Abrange estudos concluídos ou em andamento e relatos de experiência sobre a educação do campo, das águas e da floresta na Amazônia, em uma perspectiva de educação freireana. São aceitos trabalhos que versem tanto sobre a educação escolar em territórios campesinos como em espaços não escolares.

Eixo 2: Paulo Freire e Movimentos Sociais

Pretende reunir estudos concluídos ou em andamento e relatos de experiência sobre educação em movimentos sociais, inspirados pelo legado de Paulo Freire. Busca refletir sobre o lugar e a contribuição da educação para as lutas de diferentes movimentos sociais da Amazônia.

Eixo 3: Paulo Freire e Escola Pública

Busca aglutinar estudos concluídos ou em andamento e relatos de experiência de educação freireana no contexto da escola pública. Reconhecendo que o legado de Paulo Freire inspira a luta por uma escola pública popular, o eixo abrange trabalhos sobre políticas educacionais, currículo, didática, formação de professores, metodologias de ensino, planejamento participativo e avaliação emancipatória.

Eixo 4: O legado histórico de Paulo Freire para a educação na Amazônia

Abrange estudos concluídos ou em andamento sobre história e memória da educação popular na Amazônia, capazes de revelar a riqueza de um conjunto de experiências, organizações, projetos e movimentos que têm se realizado na Amazônia a partir da segunda metade do século XX. Interessa-se, também, por revelar biografias de educadores e pesquisadores que se destacaram neste campo.